ENERGIA SOLAR
ENERGIA SOLAR

ENERGIA SOLAR

Sílvia Virgínia Biagi Ferrari

A energia solar chega ao planeta nas formas térmica e luminosa. Ela vem crescendo e ganhando projeção com o desenvolvimento da micro e da minigeração.

No Brasil a fonte solar fotovoltaica vive um crescimento considerável, com benefícios econômicos, sociais e ambientais cada vez mais importantes.

Existem várias vantagens em sua utilização:

  • Não emite poluente, vez que não polui o meio ambiente durante seu uso;
  • Ocupa pouco espaço e é gratuita. A energia advinda do sol é um recurso oferecido pela natureza. A correta localização das usinas solares permite o seu máximo aproveitamento;
  • Possui baixa necessidade de manutenção. Apesar de ser considerada uma tecnologia cara, os painéis ou placas utilizados na produção de energia são resistentes e praticamente não oferecem custos de manutenção, vez que as centrais de energia solar necessitam de manutenção mínima;
  • Os painéis solares são a cada dia mais potentes, e seu custo vem decaindo, tornando cada vez mais a energia solar uma solução economicamente viável;
  • Acessível em lugares remotos, pois por não demandar grandes investimentos em linhas de transmissão, as usinas solares ou placas fotovoltaicas conseguem beneficiar comunidades mais afastadas dos grandes centros urbanos;
  • A energia solar é excelente em lugares remotos ou isolados, pois sua instalação em pequena escala não obriga a enormes investimentos em linhas de transmissão;
  • No Brasil, um país tropical, a utilização da energia solar é viável em praticamente em todo o território nacional, sendo que em locais longe dos centros de produção energética sua utilização ajuda a diminuir a procura energética nestes, bem como a perda de energia que ocorreria na transmissão.

Não podemos deixar de mencionar a grande vantagem econômica que o uso da energia solar traz para o consumidor. Quem tem esse tipo de sistema de geração instalado em seu imóvel consegue produzir a energia que consome, significando que a redução no valor da sua conta é imediata. Será preciso apenas pagar a taxa obrigatória da concessionária, uma vez que o sistema fotovoltaico estará conectado à rede, no caso de gerar energia suficiente para seu consumo, sendo que o excesso de energia volta para a rede distribuidora, gerando créditos, que poderá ser utilizado em até 05 (cinco) anos ou 60 (sessenta) meses.

Seja um imóvel comercial ou residencial, ao ter um sistema de energia solar instalado, o valor de mercado desse imóvel aumentará. Afinal, contabilizada toda a economia que terá ao longo dos anos em relação aos seus gastos anteriores com energia o comprador verá a vantagem da compra.

Isso significa que, a quantia que você investiu ao optar pela instalação de um sistema fotovoltaico na sua casa ou no seu comércio poderá retornar para o seu bolso acrescida de uma rentabilidade. Quem comprar o imóvel levará consideração que não terá de passar pelo processo de busca e adequação para a produção da energia solar.

Em que pese o investimento ainda ser o maior obstáculo para quem deseja implantar um projeto de energia fotovoltaica em sua casa, empresa ou indústria, vez que a instalação desse tipo de sistema envolve um custo relativamente alto no Brasil, a quantia sofre variação.

Tudo vai depender do nível de consumo de energia entre outros fatores. Não importa o valor do investimento da instalação do sistema fotovoltaico: os ganhos econômicos que esse sistema proporciona, em comparação com o convencional, representam uma redução na fatura de energia elétrica de até 95%.

Além do mais, o retorno do investimento, mesmo variando de acordo com o consumo, costuma ser obtido no prazo de cerca de 04 (quatro) anos. Se for levar em consideração que o equipamento tem uma durabilidade de cerca 25 (vinte e cinco) anos, o consumidor terá aproximadamente 21 (vinte e um) anos para produzir energia solar com todo o seu investimento quitado.

Temos que considerar que a instalação de sistemas fotovoltaicos em residências, empresas e indústrias minimiza a utilização de linhas de transmissão de energia elétrica pela concessionária, e com isso sua manutenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.